Layout do blog

17 de setembro de 2024

André Aguiar • 17 de setembro de 2024

Vacina para Alergia: Uma Solução Eficaz para Doenças Alérgicas

As alergias respiratórias afetam milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Felizmente, além dos tratamentos convencionais, existe uma opção eficaz e de longo prazo: a vacina para alergia, também conhecida como imunoterapia alérgeno-específica.

O Dr. André Aguiar, renomado alergologista no Rio de Janeiro, explica os avanços nessa área e como esse tratamento pode beneficiar pacientes com alergias.


O que é a Vacina para Alergia?

A vacina para alergia, ou imunoterapia com alérgenos, envolve a administração de extratos de alérgenos ou produtos alergênicos a indivíduos com alergias IgE mediadas. O objetivo é induzir um estado de tolerância clínica e imunológica duradoura, diminuindo a intensidade dos sintomas, a frequência dos sintomas e a necessidade do uso de medicamentos


História da Imunoterapia

A história da imunoterapia remonta a 1911, quando Leonard Noon publicou em uma conceituada revista médica que injeções de extratos de pólen em pacientes com conjuntivite alérgica melhoraram significativamente os sintomas desses pacientes.

Desde então a imunoterapia foi se aprimorando, a qualidade dos extratos alergênicos melhoraram consideravelmente, os efeitos adversos diminuíram muito e os benefícios das vacinas de alergia só aumentaram.




Tipos de Vacinas para Alergia

Existem duas formas principais de administração da vacina para alergia:

  1. Vacina subcutânea (SCIT): Injeções aplicadas na região subcutânea do braço ou barriga, em intervalos regulares, geralmente se inicia em 1 aplicação por semana e após algum tempo 1 por mês
  2. Vacina sublingual (SLIT): Gotas colocadas sob a língua diariamente, por um período prolongado de tempo, geralmente 3-5 anos


Indicações e Eficácia da Vacina para Alergia

Vacina para Rinite Alérgica

A imunoterapia é altamente eficaz no tratamento da rinoconjuntivite alérgica. Estudos controlados confirmaram a eficácia das vacinas para alergia a ácaros da poeira doméstica, pelo de cão e gato e pólens.

Os sintomas alérgicos costumam reduzir já nas primeiras aplicações, porém um efeito máximo geralmente demora alguns meses.

O objetivo da imunoterapia é diminuir a frequência das crises, a intensidade delas e a necessidade de uso de medicações.

Sintomas como coceira, espirros, coriza, obstrução nasal geralmente melhoram muito. Coceira, ardência e edema nos olhos, a conjuntivite alérgica, também apresenta grande alívio. Além disso, coceira na garganta, céu da boca e ouvidos também costuma melhorar


vacina para ácaros

Vacina para Alergia a Ácaros

No Brasil, a imunoterapia mais comum é para alergia a ácaros. Diversos estudos nacionais e estrangeiros já comprovaram a eficácia das vacinas para ácaros no tratamento de rinite, asma, conjuntivite e dermatite atópica. 

Os ácaros que causam alergia com mais frequência são D. pteronyssinus e Blomia tropicalis. Esses ácaros têm predileção por clima quente e úmido e se reproduzem com facilidade em países tropicais como o Brasil.

A imunoterapia específica para esses ácaros demonstrou melhora dos sintomas no longo prazo, mesmo após parar o tratamento com as vacinas de alergia, podendo seu efeito durar mais de 15 anos.


Vacina para Alergia a Ácaros: Preço

O custo da vacina para alergia a ácaros pode variar dependendo da clínica, da qualidade do extrato utilizado e o tipo de  vacina, se sublingual ou subcutânea.

No Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo as vacinas de alergia a ácaros custam entre 120 e 200,00r$. Usamos o extrato padronizado da Ipi Asac, importante fornecedora de extratos alergênicos para todo o mundo, presente em mais de 50 países.

Além disso, fazemos um laudo detalhado do tratamento e o paciente pode entrar com um pedido de reembolso. Vários convênios como Bradesco e Sulamérica costumam cobrir esse tratamento após pedido de reembolso bem feito.




Outras Aplicações da Vacina para Alergia

  • Vacina para Alergia a Mosquito: Opção para pessoas com reações alérgicas graves a picadas de insetos.
  • Vacina para Alergia a Gatos e Cães: Oferece alívio significativo para pessoas com alergia a pêlos de animais.



Como Aplicar a Vacina para Alergia?

A primeira aplicação da vacina para alergia deve ser sempre realizada sob supervisão médica. No caso da vacina subcutânea, a primeira dose é feita na clínica e posteriormente pode-se aplicar em casa.

Já a vacina sublingual pode ser administrada em casa desde a primeira dose, após orientação adequada.


Protocolo de Aplicação

O tratamento geralmente segue duas fases:

  1. Fase de indução: Doses crescentes do alérgeno são administradas em intervalos regulares, geralmente iniciando em 1x/semana e aumenta-se a distância das aplicações até 1x/mês.
  2. Fase de manutenção: Uma vez atingida a dose ideal, as aplicações se tornam menos frequentes, geralmente 1x/mês


Duração do Tratamento de imunoterapia

Para rinoconjuntivite e asma, geralmente recomenda-se um período de tratamento de 3 anos para alcançar eficácia a longo prazo. Em alguns casos de rinoconjuntivite, esse período pode ser estendido para até 5 anos.


vacina de alergia sublingual

Vacina Sublingual para Alergia: Uma Opção Conveniente

A vacina sublingual oferece a vantagem da administração domiciliar, sendo uma opção atraente para muitos pacientes. Ela é particularmente útil para crianças e pessoas que têm aversão a agulhas.

A desvantagem é que deve ser administrada diariamente por todo período do tratamento, diferente da vacina subcutânea que se inicia 1x/semana porém na fase de manutenção é 1x/mês.


Benefícios da Vacina para Alergia

  • Redução dos sintomas alérgicos a longo prazo
  • Diminuição da necessidade de medicamentos
  • Melhora na qualidade de vida
  • Potencial prevenção do desenvolvimento de asma em pacientes com rinite alérgica


Conclusão

A vacina para alergia representa um avanço significativo no tratamento de doenças alérgicas. Ao abordar a causa raiz da alergia, ela oferece uma solução de longo prazo que vai além do alívio temporário dos sintomas.


Se você sofre de alergias persistentes e está considerando a imunoterapia, consulte um alergista qualificado. O Dr. André Aguiar, especialista em alergia e imunologia no Rio de Janeiro, pode avaliar seu caso e determinar se a vacina para alergia é a melhor opção para você.



Lembre-se, o tratamento precoce e adequado das alergias não apenas melhora a qualidade de vida, mas também pode prevenir complicações futuras. Invista em sua saúde respiratória e desfrute de uma vida com menos limitações impostas pelas alergias.

Alergia a pelo de cachorro
Por André Aguiar 21 de março de 2025
Alergia a pelo de cachorro: um guia completo para amantes de pets. Saiba como diagnosticar, tratar e conviver com seu cão, mesmo sendo alérgico. Conte com a ajuda de um especialista!
teste de alergia a medicamentos
Por André Aguiar 10 de dezembro de 2024
Teste de alergia a medicamentos: descubra como é feito, importância e segurança no diagnóstico preciso para sua saúde.
prick test em braço de paciente
Por André Aguiar 8 de novembro de 2024
Entenda como o Prick Test identifica alergias rapidamente. Saiba mais sobre este exame eficaz realizado na Policlínica de Botafogo.
dupixent
Por André Aguiar 10 de setembro de 2024
Conheça o dupixent (dupilumab), medicação que está revolucionando o tratamento de diversas doenças alérgicas.
rinite alérgica
Por André Aguiar 21 de agosto de 2024
Saiba tudo sobre como diagnosticar e tratar rinite alérgica com o alergista Dr Andre Aguiar
Por André Aguiar 6 de agosto de 2024
Clínica de Alergia Dr. André Aguiar: Atendimento Especializado em Amil
alergista sulamerica rio de janeiro
Por André Aguiar 6 de agosto de 2024
Clínica de Alergia Dr. André Aguiar: Atendimento Especializado em SulAmérica
remedio para rinite
Por André Aguiar 28 de junho de 2022
Descubra quais os principais remédios para tratar rinite: Corticoide nasal, antialérgico, vasoconstrictor, antialeucotrienos etc
tosse alergica
Por André Aguiar 28 de junho de 2022
Quais as principais causas de tosse alérgica e como trata-la? Refluxo, asma e rinite são apenas algumas delas. Descubra mais no post
alergia em bebe
Por André Aguiar 28 de junho de 2022
Conheça as principais alergias nos bebes. Rinite, asma, conjuntivite, dermatite atopica, alergia alimentar...
Mais Posts
Share by: